terça-feira, 29 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA


A educação artística do público me parece a coisa mais vã que há no mundo!
De um ponto de vista puramente musical ela é impossível, se não nociva!
Gente demais cuida de arte a torto e a direito... Como, efetivamente, impedir que qualquer um que se suponha com alguma educação artística se ache imediatamente apto a poder fazer arte? Isso é o que me faz recear que uma difusão de arte excessivamente generalizada só traga maior mediocridade. As belas flores do Renascimento alguma vez ressentiram do meio de ignorância que as viu nascer?
E a música, embora tenha dependido da Igreja ou de um Príncipe, ficou menos bela por isso?
Na verdade, o amor pela arte não se dá nem se explica.
(DEBUSSY, Claude. Monsieur Croche e outros ensaios sobre música. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 106)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução