quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Platero and I


(...) dos 138 poemas em prosa originais de Juan Ramón Jiménez (1881 – 1959) cujo título é Platero y Yo, apenas 28 foram musicados por Mario Castelnuovo-Tedesco (1895 -1968) divididos em quatro blocos de sete, num formato melólogo para narrador e música - formato este originário da tragédia grega e não mais usual hoje em dia – o qual pretendia que fosse apresentado pelo violonista Andrés Segovia e com narração de José Ferrez. Infelizmente devido à sua morte Castelnuovo-Tedesco não pode ver seu sonho de estréia desta obra se concretizar.

A obra que Mario Castelnuovo-Tedesco compôs intitula-se Platero y Yo, para narrador y guitarra, op.190 (1960) (...)

No contato com a partitura de Tedesco já na primeira cena (Platero - em compasso composto doze por oito) – bem como em todas as outras – percebe-se que o texto poético de Jímenez é cuidadosamente pontuado prosodicamente por Tedesco para fins narrativos, agregando a este uma ambientação sonora que reforça, contrasta ou contextualiza a dramaticidade textual do quadro cênico que será ou está sendo apresentado.

AZEVEDO, Felipe. Platero e eu: reter e rever para prever e reter. (NOTA: google pra que te quero...)

Fonte: http://plateroeeu.blogspot.com/

http://www.mediafire.com/download.php?ewhtnmzmvny

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução